Linhares vem crescendo pra cima!
A Gazeta, recentemente, publicou matéria com o seguinte título:
“Tendência de verticalização ganha força no mercado imobiliário de Linhares.”
Realmente, a tendência de verticalização tem se fortalecido, significamente, em grandes centros urbanos. Esse movimento se caracteriza pela construção de edifícios cada vez mais altos e com maior número de unidades habitacionais ou comerciais.
Vários fatores contribuem para essa tendência:
- Escassez de terrenos;
- Crescimento populacional;
- Infraestrutura/serviços próximos;
- Sustentabilidade;
- Valorização imobiliária;
- Tecnologia e inovação;
Essa tendência vem impactando o estilo de vida de muitos moradores e a dinâmica urbana. Contudo, verticalização também traz desafios, como a necessidade de um maior planejamento urbano, investimentos em infraestrutura e políticas públicas que garantam a qualidade de vida nas cidades.
Por outro lado, apesar da forte pressão pela verticalização, os loteamentos residenciais e/ou condomínios horizontais, ainda têm espaço significativo no mercado imobiliário.
Vários fatores sustentam a sobrevivência e relevância dos loteamentos, dentre eles:
- Preferência por espaço e privacidade;
- Qualidade de vida;
- Crescimento das cidades menores;
- Segmentação de mercado (diversificação de produtos);
- Desenvolvimento de Comunidades Planejadas;
- Valorização do imóvel;
- Cultura e tradição;
Certamente, no final do dia, o EQUILÍBRIO entre verticalização e loteamentos dependerá do planejamento urbano de cada cidade, também, das dinâmicas econômicas e sociais de cada região.
Um ou outro empreendimento imobiliário deve ser realizado com muita responsabilidade e o compromisso em melhor atender o consumidor final de cada produto ofertado no mercado, até porque LAR não é só o lugar onde vivemos, mas onde experimentamos nossos melhores sentimentos.